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Franquias de sucesso: 5 opções para quem quer empreender

As franquias de sucesso são como minas de ouro para os dispostos a investir em algo, mas precisam de segurança. Diferente dos outros tipos de empreendimento em que é necessário buscar fornecedores, pensar no modelo de negócio, etc. No franchising, o franqueador entrega de bandeja todo o conhecimento. Dessa forma, só resta ao franqueado se dedicar para fazer o negócio acontecer.

O que são franquias de sucesso?

Nem sempre as franquias de sucesso são aquelas que têm mais unidades ou, então, as que tem maior faturamento. Portanto, no franchising, uma rede bem sucedida precisa atender a uma série de requisitos.

O crescimento precisa acontecer de forma estruturada, os franqueados precisam estar dentro do perfil do negócio, a rentabilidade das unidades franqueadas deve ser boa e o número de fechamento e repasses quase nulos. Afinal, se os franqueados não abandonam a rede, é sinal de que ela é realmente boa.

Tudo o que foi mencionado acima é fundamental para o sucesso das franquias. Até mesmo porque o negócio precisa ser bom para as duas partes. De nada adianta faturar milhões e, ao abrir os sites de reputação, ver o nome da marca ser mal falado pelos consumidores finais e franqueados.

Enfim, agora é hora de conhecer empresas que chegaram no topo e se inspirar!

Conheça 5 franquias de sucesso

1 – McDonald’s

Uma das franquias mais famosas em todo o mundo, sem dúvidas. O restaurante foi criado pelos irmãos Richard e Maurice McDonald em 1940 nos Estados Unidos. Se você não sabe como um pequeno restaurante no meio do nada se tornou um império do fast food, assista ao filme Fome de Poder. Certamente, há várias lições a se aprender na história do McDonald’s.

Atualmente, a rede atende mais de 60 milhões de pessoas por dia ao redor do mundo. Muito do sucesso da marca se deve a dedicação dos franqueados em pensar em inovações e a franqueadora por achar o melhor modo de colocá-las em prática.

Outro fator de sucesso da marca é o branding. A equipe de marketing, publicidade e marketing do McDonald’s é tão competente, que não há ninguém que não reconheça de longe os famosos arcos dourados. De acordo com a consultoria Kantar, a marca é avaliada em US$ 130,4 bilhões.

2 – Cacau Show

No âmbito nacional, a Cacau Show é uma das franquias mais bem sucedidas no ramo alimentício. Em 1988, Alexandre da Costa fundou a marca com apenas 500 dólares e ajuda de uma senhora. Logo depois, ele passou a estudar o mercado de chocolates e aperfeiçoou o modelo de negócios.

Em 2000, a primeira loja foi inaugurada. De lá para cá, a rede se tornou a maior no segmento de chocolates finos do mundo e tem mais de duas mil lojas e quiosques. Um dos grandes diferenciais competitivos da Cacau Show é que os chocolates estão sob responsabilidade da marca desde o plantio de cacau. Assim, a elaboração dos produtos tem uma qualidade superior ao dos concorrentes.

Quer saber mais sobre a Cacau Show? Então não deixe de ver o vídeo do nosso CEO, José Fugice, com as vantagens e desvantagens dessa franquia!

3 – O Boticário

O Boticário é a maior rede de franquias do Brasil com mais de 3.700 lojas e, certamente, uma das franquias de sucesso mais buscadas pelos empreendedores.

O bioquímico, Miguel Krigsner, abriu uma farmácia de manipulação em Curitiba no ano de 1977. De antemão, o empresário percebeu que a maior parte do público era composta de mulheres. Dessa forma, passou a investir em cremes e perfumes e, com uma mãozinha de ninguém menos que Silvio Santos, lançou o Acqua Fresca. A fragrância é uma das mais vendidas do mundo!

Em uma palestra, o fundador da empresa mencionou uma frase que mostra o motivo de tanto sucesso:

“Colocamos em prática valores que duram para sempre, como comprometimento com os resultados, valorização das pessoas e paixão pela evolução e desafios, com o objetivo de construir um País cada vez melhor. Para nós do Grupo Boticário, beleza não é o que a gente sonha, imagina ou quer. Beleza é o que a gente faz.” – Miguel Krigsner

4 – Chilli Beans

Primeiramente, se você acompanha o programa Shark Tank Brasil, talvez esse tópico não seja novidade. O empresário Caito Maia criou a Chilli Beans no final dos anos 90. Atualmente, a marca é considerada a maior rede especializada em óculos e acessórios da América Latina com mais de 800 pontos de venda.

Aliás, a Chilli Beans foi a primeira ótica self-service do mundo. Além disso, o visual descolado e modernos dos vendedores faz com que você pare pelo menos um minuto para dar uma olhadinha dentro da loja.

A Chilli Beans reflete bem a pluralidade dos brasileiros. Existem modelos para todas as ocasiões, gostos e bolsos. Decerto, um dos fatores de sucesso da marca é que a cada semana, dez novos modelos são lançados! Muita inovação e agilidade, do jeito que o varejo gosta.

5 – Wise Up

A história da Wise Up é, no mínimo, curiosa. Sem falar nenhuma palavra do idioma, o empresário Flávio Augusto fundou a escola de inglês em 1995. No entanto, a competência comercial do empreendedor foi mais forte. No primeiro ano de operação conseguiu, surpreendentemente, mil matrículas.

A flexibilidade oferecida pela escola é, sobretudo, o maior fator de sucesso da rede. Os alunos conseguem montar seus próprios horários e, além disso, as turmas são menores e permitem uma interação maior com os educadores.

Flávio Augusto é um exemplo de empreendedor de sucesso. Ah, o inglês ele começou a aprender quando a rede já tinha mais de 100 escolas, 3.500 funcionários e mais de 200 mil alunos. Genial, não é mesmo!?

Enfim, se você gostou desse post, continue de olho no blog da Goobiz! Aqui você também pode ser um expert em franquias

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