Se inscreva em nossa Newsletter
e receba conteúdos exclusivos

A história da franquia O Boticário: uma case de sucesso

Com mais de 40 anos no mercado, a franquia O Boticário já consolidou um grande sucesso de vendas, sendo uma das maiores empresas do segmento de perfumaria no Brasil.

A empresa, que surgiu em uma pequena farmácia em Curitiba, caiu no gosto popular e já se espalhou por todo o país. Hoje, a franquia está presente em mais de 1700 municípios e com mais de 3000 lojas franqueadas.

Agora, você terá a oportunidade de conhecer um pouco da receita do sucesso dessa empresa que continua crescendo ano após ano.

A história da franquia

No ano de 1977, o bioquímico Miguel Krigsner abriu uma farmácia no centro da cidade de Curitiba, no Paraná. Foi assim que, em homenagem aos farmacêuticos que faziam os remédios artesanalmente, batizou a empresa como O Boticário.

O foco da empresa não era a estética, mas sim medicamentos dermatológicos. Porém, boa parte de seus clientes eram mulheres, o que mudou o foco do bioquímico que passou a criar uma inovação de cremes voltados para este público. Então suas fórmulas originais começaram a fazer sucesso na cidade, o que acelerou o crescimento da empresa.

Em 1979 o sonho de Miguel Krigsner se encontrou com a vontade do empresário, empreendedor e, agora, apresentador, Silvio Santos. Assim, com planos frustrados de abrir uma perfumaria, o empresário possuía mais de 60 mil frascos de ânfora parados em estoque. Mais tarde, foram revendidos ao bioquímico, o que contribuiria ainda mais para o avanço de O Boticário.

Dessa forma, foi nesse período que o primeiro perfume foi lançado, o Acqua Fresca, uma fragrância suave e leve, com uma personalidade diferente e embalagens de ânforas.

O sucesso da franquia O Boticário

O sucesso do produto foi imediato e se tornou o perfume mais vendido no país, na época. O produto ainda teve um lançamento internacional, conseguindo a posição de segundo mais vendido no mundo. Foi assim que a empresa deu o primeiro passo para a expansão da marca.

A popularidade foi tão grande que a segunda loja foi aberta, no Aeroporto Internacional de Curitiba, o que fez com que a empresa se tornasse ainda mais conhecida nacionalmente.

Desde então, a empresa vem investindo pesado na criação de fragrâncias originais como a icônica Thaty, que fez um grande sucesso entre os mais jovens e ainda é um dos campeões de vendas da marca.

Os diferenciais de O Boticário

Franqueamento:

O franqueamento foi um dos maiores responsáveis pelo rápido crescimento da marca e sua expansão no mercado nacional.

Responsabilidade Ambiental:

Em 1990 a marca foi responsável pela criação da Fundação Grupo Boticário, um grupo sem fins lucrativos que busca preservar a natureza, realizando a plantação de uma árvore a cada perfume vendido pela empresa.

Então, o que chamou sua atenção nessa história de sucesso?

Esperamos que a história da franquia O Boticário possa inspirar você a criar o seu próprio negócio e a investir no franqueamento como uma estratégia sólida de expansão.

Continue acompanhando nosso blog para mais histórias de sucesso.

Postagens relacionadas

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Menu