Se inscreva em nossa Newsletter
e receba conteúdos exclusivos

Como vender uma empresa pela internet?

Existem artigos na internet que falam sobre como abrir um negócio. Aqui no blog da Goobiz o tema também já foi abordado. Mas, em meio a tantos textos sobre empreendedorismo, pouco se fala em vender uma empresa. É provável que isso aconteça porque esse assunto é ligado à ideia de fracasso. Porém existem outros motivos que podem acarretar essa situação.

6 dicas para quem quer vender uma empresa pela internet:

Prepare-se muito bem

Parte desse artigo é dedicado às motivações para a venda de um negócio. Isso foi feito porque essas questões são importantes do ponto de vista dos compradores. Então esteja pronto para responder dúvidas e tenha na ponta da língua todas as questões sobre investimento. 

Prepare-se também para falar sobre os benefícios do seu negócio e seus diferenciais competitivos em comparação com outros empreendimentos a venda. Afinal, você está competindo com outros empresários.

Descubra quem são os compradores para vender uma empresa

Certamente existe um público específico que vai se interessar pelo seu negócio. Então descubra qual é o perfil ideal de comprador e estabeleça uma conexão com eles. Utilize o LinkedIn, por exemplo, para prospectar e atrair empreendedores. 

Faça um bom valuation

É muito difícil definir quanto vale uma empresa só no chute. Na verdade, isso não é nem profissional e muito menos indicado. O ideal é realizar um valuation para descobrir quanto vale, de fato, o seu negócio. 

Para quem não sabe, valuation é uma avaliação financeira. Nesse processo, o objetivo é ver o valor real de uma empresa. Dessa forma, talvez essa seja uma das principais tarefas para quem deseja vender um negócio. 

Um bom valuation estima o fluxo de caixa, define taxas de desconto e transfere os resultados para o presente. Achou complicado? Então procure uma consultoria especializada para isso. Assim, você garante que o serviço será bem feito e pode gastar sua energia com outras atividades.

Divulgue nos locais certos

Um modo bem popular de adicionar sua empresa ao mercado é contratando uma empresa de fusões e aquisições para intermediar a venda. Os profissionais dessas consultorias podem ajudar a selecionar candidatos ou sócios-investidores; podem ajudar no valuation e podem garantir um bom valor na venda.

Outra forma é utilizando a internet e suas ferramentas. Por certo, quase toda jornada de compra começa na internet. Você, por exemplo, deve pesquisar preço e todas as questões de qualquer produto ou serviço antes de comprá-lo. Isso também acontece com o seu cliente. Portanto, invista nas redes e sociais e em marketplaces. 

Tenha paciência para começar a vender uma empresa

Esse processo costuma ser longo, durando até mesmo um ano. Já que estamos falando de investimentos altos, os compradores levam bastante tempo para tomar a decisão. Entre em contato com certa regularidade e mostre que está disponível para ajudar nessa aquisição. 

Enfim, não é fácil renunciar à sua empresa. Mas talvez essa seja a melhor saída quando não faz mais sentido levar o negócio adiante. Vender não é sinônimo de fracasso, pelo contrário. Estar disponível no mercado e com capital, é uma chance de buscar novos negócios, novos sócios e conhecer outras realidades que o empresário ainda não tinha conhecimento. A venda da empresa pode até mesmo trazer motivação para abrir outro negócio do zero ou conhecer as milhares de franquias disponíveis para investimento. 

Conheça a Goobiz

A Goobiz é um portal para anúncio de empreendimentos e um jeito muito fácil de vender uma empresa pela internet. Basta fazer um cadastro na plataforma e inserir dados como: história da marca, valores, selos e premiações, entre outras. 

Ao contrário de muitos portais por aí, a Goobiz não cobra qualquer taxa ou comissão no fechamento de negócios. Afinal, todo pagamento é feito diretamente entre comprador e anunciante. Conheça o trabalho do marketplace de empreendimentos mais completo do Brasil, nós podemos te ajudar! 

E aí, gostou do post de hoje? Então continue acompanhando os melhores conteúdos sobre empreendedorismo aqui no blog da Goobiz! Confira também este material sobre nosso conteúdo.

Postagens relacionadas

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Menu